ÚLTIMAS DICAS
  27.04.2017
8 dúvidas comuns em relação ao trabalho do arquiteto paisagista
  02.03.2017
@casaverdegardencenter
  24.02.2017
Fique informado sobre nosso horário de trabalho neste Carnaval
  01.10.2015
Plantas ornamentais para interiores - Não há quem resista a ter uma planta dentro de casa ou no local de trabalho.
  30.11.2012
Cuidados com a Grama preta
  01.09.2010
Mesmo em apartamentos é possível se ter um espaço agradável com plantas
  05.06.2010
Dar e receber flores de presente é uma delícia! Elas transmitem carinho, delicadeza e trazem alegria com suas cores e perfumes!
  10.12.2009
Conheça as verdades e o mitos sobre este assunto
  11.08.2009
Ferramentas: peças importantes na jardinagem
  19.06.2009
Indispensáveis em um jardim tropical as palmeiras quase sempre acabam roubando a cena. Elas são lindas, resistentes e de fácil manutenção.
  28.04.2009
Atenção ao escolher algumas espécies que podem ser venenosas
  02.04.2009
Outono, época de cuidados especiais com os jardins
  11.03.2009
Uma espinhenta paixão!
  29.12.2008
Escolha certo agora para facilitar depois!
  21.10.2008
Além de serem lindas plantinhas, elas deixam o ambiente perfumado, decorando e dando um toque especial a suas receitas.
  22.09.2008
Prepare seu jardim para a agradável visita dos pássaros
  20.08.2008
As trepadeiras são belas e enfeitam não só casas e sítios, mas também apartamentos onde podem sim, serem cultivadas.
  20.08.2008
Quem não gosta de ter em casa um vaso com violetas?
  30.07.2008
Inverno: cuidados com plantas, jardins e gramados...
DICA

Passarinhos no jardim

Hoje em dia, nos centros urbanos parece estar cada vez mais difícil a idéia de acordar ou passar o dia, ouvindo o alegre gorjeio de aves nos jardins das casas. Porém isto não é uma tarefa impossível e é sim, até mais fácil do que possamos imaginar. Não são só os seres humanos que acabam se adaptando à realidade das grandes metrópoles, os pássaros também terminam procurando locais adequados ao seu desenvolvimento.
Atraí-los para o seu jardim não é complicado, basta manter nele algumas plantas específicas que acolham aves, através de diversos recursos para ambientá-las. Além da beleza e do prazer que os pássaros proporcionam ao homem, eles cuidam da perpetuação das espécies vegetais, mantendo assim o equilíbrio ecológico.
Qualquer planta atrai aves, porém algumas têm importância biológica maior por apresentarem flores, fruto, sementes e por atraírem insetos e pequenos animais que também servem de alimentos para as aves. Outras constituem o local predileto para a construção do ninho e há as que fornecem material para isso. Resumindo cada planta tem a sua função nesta cadeia.
Verifique as dicas de plantas ideais:
Para manter a constante visita de pássaros, escolha árvores frutíferas, sementeiras e floríferas com ciclos em diferentes épocas do ano.Cultive plantas de portes diferentes se o espaço permitir, escolha árvores, trepadeiras, arbustos, gramíneas, cercas vivas, bromélias, etc., pois cada espécie de ave tem características próprias. Umas se alimentam do néctar, outras de frutos, algumas preferem os grãos e há até as que comem de tudo.
O pessegueiro, pereira, araçazeiro, romãzeira, mangueira, ameixeira, pitangueira, goiabeira, jabuticabeira, uvaia, framboeseira, amoreira e figueira, hospedam com freqüência o sanhaço e o pássaro-preto, que engolem pequenos pedaços do fruto, além do bem-te-vi e o sabiá, que por serem menores, apenas o bicam.
O jerivá atrai periquitos. Já os pínheiros-do-paraná, plantados em grandes quantidades, são alvo certo para o descanso dos pintassilgos.
Os palmitais recebem com mais freqüência tucanos e periquitos.
A duranta e a russélia são bastante atrativas para os beija-flores, que também gostam das espécies trepadeiras como a buganvília (primavera), tumbérgia, maracujazeiro e brinco-de-princesa.
Pássaros como coleirinha, rolinha, canarinho-da-terra e pintassilgo gostam de plantas sementeiras, entre elas o jambolão (ou jamelão), piracanta, ligustro, quaresmeira, cássia e cedro.
As flores tubulosas e perfumadas, como sálvia, magnólia, hibisco, malvavisco e boca-de-leão, ou ainda grevílea de jardim, caliandra, suinã (ou árvore-candelabro) e bauínia atraem praticamente todos os tipos de pássaros.
Plantas que dão palha, como hibiscos, ligustro, fícus, magnólia, tuia, palmeira, jerivá e gramíneas, oferecem abrigo e material para as aves fazerem os ninhos.
Para auxiliar na escolha das espécies que você pode adquirir, acompanhe a lista das plantas e seus diferentes ciclos:
Suinã (Erythrina speciosa) - árvore, floresce no inverno;
Pata-de-vaca (Bauhinia sp.) - árvore, floresce no outono;
Pitangueira (eugenia) - árvore, frutos de polpa comestível;
Hibisco (Hibiscus) - arbusto, floresce quase todo ano;
Lantana (Lantana camara) - arbusto, floresce quase todo ano;
Afelandra (Aphelandra squarrosa) - arbusto, floresce na primavera / verão;
Tilândsia (Tillandsia) - bromeliácea, flores ricas em néctar;
Vriésia (Vriesea) - bromeliácea, flores ricas em néctar;
Tumbérgia (Thumbergia)- trepadeira, Flores ricas em néctar;
Lanterna chinesa (Abutilon) - trepadeira, flores ricas em néctar;
Primavera (Bounganvillea) - trepadeira, flores atrativas;
Ligustro (Ligustrum) - cerca-viva, procurada para a construção de ninho;
Cedrinho (Cupressus) - cerca-viva, procurada para a construção de ninho;
Gramas (Andropogon, setaria, etc.) - gramíneas, sementes e material p/ construção de ninhos.
Mas, além destas plantas você ainda pode optar por opções como:
Instalar pequenos recipientes cheios de água, que servem como banheiras para as aves. Mas, lembre-se que a água deve ser substituída diariamente, mantendo-se assim fresca e limpa.
Funciona também como atrativo de passarinhos, usar pequenas garrafinhas de plástico ou bebedouros de água com açúcar. Para que essa alternativa funcione são importantes os seguintes cuidados: a mistura deve ser fervida para evitar a fermentação e substituída a cada três dias, no máximo. A mistura compõe-se de uma medida de açúcar para cada duas e meia de água.
Também costuma dar bons resultados a instalação de pequenas bandejas de madeira com pedacinhos de frutas doces, como banana, goiaba, caqui, ou sementes para pássaros. Essas bandejas devem ser limpas e reabastecidas diariamente.Para quem não sabe, as aves costumam procurar alimentos de manhã ou à tardinha. Todos os recipientes acima citados devem ser colocados em locais altos, com sombra e sossegados, longe do alcance de gatos e outros animais.
Agora que você já conferiu as sugestões faça seu projeto paisagístico e desfrute do prazer de apreciar o livre vôo dos pássaros que em busca de alimento chegam em grupos, nos dando em troca o canto, a beleza e o colorido impar.